“Esta boa-nova nos diz que o homem só pode ser justo diante de Deus através da fé, de fato, a justiça de Deus, do princípio ao fim é pela fé. Tal como a Escritura afirma: “O justo viverá por fé”.” (Romanos? ?1:17? ?NBV-P)
Resumidamente, as proposições teológicas que serviram como pilares da Reforma Protestante são os chamados Cinco Solas – frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia protestante e a teologia católica romana. Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa.
Quando surgiram os cinco solas?
O monge Lutero e as 5 solas. Esta mensagem passou a ser defendida fervorosamente e o dia 31 de outubro de 1517 foi o marco do movimento e de forma ousada, foram fixadas as 95 teses contra as indulgências na porta Igreja do Castelo de Wittemberg.
Após o início do movimento da reforma começar a se espalhar pela Europa, os reformadores se dedicaram a sistematizar a doutrina cristã em literaturas que explicitassem a fé protestante em oposição às tradições católicas da época.
Desde então, teólogos e historiadores se dedicaram a estudar diversos escritos e reunir quais são os fundamentos comuns das igrejas que se denominavam protestantes. O resultado desse trabalho foram os pilares conhecidos como as Cinco Solas.
Apesar de estarem presentes individualmente em textos dos reformadores e daqueles que vieram após eles, o uso das cinco frases latinas juntas só veio acontecer no século XX.
Entenda o que significam as Cinco Solas:
•Sola Fide – Somente a Fé
A salvação e justificação só podem ser recebidas pela fé. Isso se contrapõe diretamente à compreensão de que alguém poderia ser salvo por mérito próprio, obras ou mesmo pela compra das indulgências comercializadas na época da reforma protestante.
•Sola Scriptura – Somente as Escrituras
A única e fundamental regra de fé de todo cristão é a Bíblia. Os reformadores resgataram a importância da Palavra de Deus como alicerce da fé. Inclusive, o acesso às escrituras por todo cristão era algo tão essencial, que o movimento protestante organizou a tradução da Bíblia para os idiomas do povo e também, em muitos locais, foi quem proporcionou programas educacionais que levassem alfabetização a todas as pessoas.
•Solus Christus – Somente Cristo
Apenas Cristo é o mediador entre Deus e os homens, o único caminho para Deus e Aquele do qual toda a Bíblia testifica. Esse ensinamento se opunha diretamente ao poder que o Papa tinha na época, quando os católicos acreditavam que a Igreja tinha como garantir a salvação ou a condenação do homem.
•Sola Gratia – Somente a Graça
Além de apontar a fé como acesso à graça de Deus, os reformadores destacavam que a manifestação da graça divina era essencial para a salvação. Se não fosse pela graça divina, não seria possível a nenhum homem ser salvo.
•Soli Deo Gloria – Glória Somente a Deus
Contra uma sociedade que colocava o Papa e membros do clero em posição praticamente divina, os reformadores reafirmavam que somente Deus merece toda glória.