A Formatura
DÚVIDAS
COLAÇÃO DE GRAU
A colação de grau pode ser feita, desde que requerida pelos interessados, por escrito, em dia, hora e local fixados conforme a conveniência da instituição e deve ser realizada na presença do Diretor do CETADEB/SETEIN ou pessoa por ele delegada.
COMISSÃO DE FORMATURA
É uma comissão representativa da turma de formandos, integrada por alunos que manifestem interesse em participar da mesma, com apoio e supervisão da coordenação local do núcleo.
A comissão tem a atribuição de organizar e coordenar todo o processo de Colação de Grau. A organização e a decoração do cenário é de responsabilidade do núcleo local.
O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU?
Para o aluno ser considerado apto a participar da cerimônia de entrega dos certificados, deve ter sido aprovado no curso que está concluindo.
Estar em dia com as obrigações acadêmicas curriculares. . NÃO É ADMITIDA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNO COM PENDÊNCIAS ACADÊMICAS NA CERIMÔNIA OFICIAL DE COLAÇÃO DE GRAU.
Para obter informações sobre documentações e saber se o aluno formando está apto (ou não) a colar grau, procurar junto ao Cetadeb/Setein.
Não poderá participar do ato de colação de grau, nem mesmo simbolicamente, o aluno que não tiver concluído todo o curso e que tenha pendencias financeiras junto ao núcleo local.
TIPOS DE CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU
SOLENE - Com beca preta, faixa na cintura e capelo, que é colocado na cabeça após o recebimento da outorga de grau. com as presenças de todas as autoridades em local escolhido pelos formandos e com apreciação da diretoria do núcleo.
AÇÕES DE GRAÇA É realizada em data e local estabelecidos pela diretoria do núcleo.
Em geral os passos de uma cerimônia de colação de grau são:
- Abertura do culto: _____(nome)_____
- Delegar o cerimonial à _____(nome)_____
- Composição da mesa de honra (apresentações)
- Entrada do paraninfo, formandos.
- Louvores congregacionais
- Um formando entrará com uma bíblia aberta para realizar nela a leitura oficial
- Leitura bíblica: _____(nome)_____
- Louvor: _____(nome)_____
- Entrada das bandeiras (brasil, estadual, municipal, cetadeb)
- Hino nacional brasileiro
- Histórico do curso: _____(nome)_____
- Louvor: _____(nome)_____
- Palavra do patrono: _____(nome)_____
- Palavra do paraninfo: _____(nome)_____
- Discurso do orador da turma: _____(nome)_____
- Juramento: _____(nome)_____
- Entrega dos certificados
- Colação de grau: _____(nome)_____
- Homenagem aos professores / diretoria do núcleo
- Mensagem: _____(nome)_____
- Finalização
- Bênção apostólica
OBS: Em alguns pontos, a ordem pode ser alterada.
1) Por se tratar de um ato oficial, recomenda-se que o tempo total da cerimônia não ultrapasse 2 horas.
2) A leitura do termo de conclusão de curso com a chamada dos formandos será feita pelo secretário ou mestre de cerimônias, previamente designado pelo diretor do núcleo.
3) As músicas, escolhidas como trilha sonora individual, devem ter a letra e estilo condizente com a cerimônia.
4) o DISCURSO DO ORADOR deve ser submetido, com antecedência, à direção do núcleo.
5) Os discursos do paraninfo e do orador deverão ter aproximadamente 5( cinco ) minutos de duração.
6) Os formandos deverão estar presentes no local da cerimônia uma hora antes do horário marcado para início da cerimônia.
7) A organização e a decoração do cenário são de responsabilidade do núcleo.
8) Só participará os alunos que concluírem o curso.
9) Caberá ao núcleo marcar a data e horário do ensaio após a entrega da documentação pela comissão de formatura ao cetadeb/setein.
Todos os formandos e diretoria do núcleo deverão comparecer ao ensaio, a fim de evitar constrangimentos na hora da cerimônia.
RECOMENDAÇÕES
A solenidade de colação de grau terá início no horário estipulado no convite Independentemente de quem esteja presente
IMPORTANTE Toda e qualquer inovação na cerimônia de colação de grau deverá ser apreciada pelo cerimonial do cetadeb/setein.
CUIDADOS COM A COLAÇÃO DE GRAU
ALGUMAS DEFINIÇÕES E TÓPICOS IMPORTANTES SOBRE A COLAÇÃO DE GRAU
- A)Comissão de formatura – é a diretoria do núcleo que deve pensar e preparar todas as exigências e necessidades para a colação de grau.
- B)Nome da turma – pode haver ou não. Quando há, pode ser para homenagear alguém ou até para fazer referência a algo relativo aos próprios formandos.
- C)Patrono – é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos. O patrono é aquele que dá nome à turma, o profissional no qual nós nos inspiramos, de preferência, da profissão da turma.
- D)Paraninfo(a) – são os padrinhos ou madrinhas dos formandos, o paraninfo é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. São os professores, geralmente dois, escolhidos pela turma.
- E)Orador da turma – teoricamente é um formando eleito, que escreve um texto e o submete a todos, discursando na colação de grau.
- F)Juramentista – é quem lê o juramento do curso, à frente de todos. Pode ser seguido a cada pausa (quando todos repetem a frase lida) ou somente ao final, quando todos repetem “assim o prometo!”
- G)Mestre de cerimônias (mc) – é o apresentador; quem conduz os passos do evento. Pessoa responsável pela organização e bom andamento do cerimonial de uma instituição ou evento.
- H)Homenagens - os homenageados são integrantes da diretoria do núcleo e/ou incentivadores da instituição, que, nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Integrantes de serviços terceirizados não participam dessas homenagens. A escolha fica a critério da turma de formandos.
- I)Discursos - o bom discurso deve ser curto, sucinto, sereno e objetivo. Sua duração deve se orientar pela expectativa que se cria. Um discurso de formatura ou de paraninfo pode durar até cerca de cinco minutos, tempo suficiente para que o orador esgote os assuntos já tradicionais desse tipo de intervenção oral.
Além disso, devemos ter em mente que numa formatura, o discurso deve ser voltado basicamente para enaltecer os méritos da instituição em formar e dos estudantes por terem vencido uma difícil etapa.
- J)Traje i – o formando usa beca preta e faixa na cintura. O ideal é usar (por baixo da beca) roupa e calçado preto para não provocar um contraste de cores, que sobressai negativamente.
- K)Traje ii – terno (escuro por ser à noite) e gravata para os homens. Vestido (longo ou na altura do joelho) ou tailleur para as mulheres.
- L)Obs: o traje para os professores e componentes da mesa de honra, deve ser passeio completo, ou seja, terno (escuro por ser à noite) e gravata para os homens. Vestido (longo ou na altura do joelho) ou tailleur para as mulheres.
- M)Horário – todo atraso provoca insatisfação em quem espera. Se a festa é sua, chegue cedo para curtir mais. Se você é um convidado, chegue cedo para não “fazer feio”.
- N)Convidados – certifique-se de que existem condições para convidar todos que você deseja. Veja quantos convites ser-lhe-ão destinados.
- O)Juramento – é este o momento em que o formando, dá sua palavra como garantia de defender e honrar os ensinamentos que lhe foram transmitidos. Deve ser um momento de muita seriedade. É um compromisso sagrado.
CONVITES E MATERIAIS RELACIONADOS À FORMATURA
A confecção, impressão e publicação de convite, quadro e anúncio em jornal ficam a critério dos formandos.
Dados que devem, obrigatoriamente, constar no convite:
Nome completo da instituição e sua logomarca (a comissão de formatura deverá solicitar o logotipo juntamente ao cetadeb)
Autoridades acadêmicas (diretoria do cetadeb e diretoria do núcleo) convite formal, mencionando dia, local e horário da solenidade de colação de grau.
Nome de paraninfo, patrono (se houver), orador e juramentista (a função ou cargo do paraninfo e patrono é que define a ordem) relação em ordem alfabética, dos professores homenageados (deverão, obrigatoriamente, ser mencionados nomes e titulações dos professores homenageados) juramento oficial para colação de grau, conforme texto sugerido neste manual.
Relação de formandos, em ordem alfabética (com destaque ao nome do orador e juramentista) poderão ser incluídos agradecimentos especiais e fotos dos formandos.
Observações: todas as informações e nomes constantes no convite deverão ser escritos sem abreviações.
QUEM FAZ USO DA PALAVRA NA CERIMÔNIA
Algumas personalidades e membros da mesa de honra têm voz obrigatória:
Diretor do núcleo
Patrono (se autorizado)
paraninfo
Orador da turma
Juramentista
DOS PRONUCIAMENTOS
O patrono se dirige à tribuna e faz seu pronunciamento, no tempo máximo de 05 (cinco) minutos.
O paraninfo se dirige à tribuna e faz seu pronunciamento, no tempo máximo de 05 (cinco) minutos.
Quando a turma se intitular com o nome de uma personalidade que esteja vivo, a referida personalidade dirige-se à tribuna e faz seu pronunciamento, no tempo máximo de 05 (cinco) minutos. (exemplo: turma josé da silva).
O diretor se dirige à tribuna e faz seu pronunciamento, no tempo máximo de 05 (cinco) minutos.
ENTREGA DOS DIPLOMAS
Normalmente é entregue pelo paraninfo da turma, porém havendo necessidade de substituição, a diretoria do núcleo decide pela pessoa que o fará.
MESA DIRETORA (MESA DE HONRA)
Algumas autoridades têm lugar assegurado pelo protocolo acadêmico.
Diretor do núcleo;
Coordenador(a) do núcleo;
Paraninfo;
Patrono (se houver);
Membros do poder executivo, legislativo e judiciário (se houver).
É de responsabilidade da diretoria do núcleo, quando achar conveniente, convidar as autoridades relacionadas acima, para que por ocasião da formatura estando presentes, possam compor a mesa diretora (mesa de honra).
CORES E PEDRA DO CURSO TEOLÓGICO
Cor do curso: lilás (podendo ser substituído pelo azul)
Símbolos do curso: alfa e ômega
Pedra do curso: AMETISTA
Dia do teólogo: 30 de novembro
JURAMENTO
Prometo ser fiel a Deus, nos princípios que tenho aprendido, procurando sempre, envolver-me constantemente, na excelente, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Prometo aplicar-me no trabalho do reino de Deus, desenvolvendo minhas funções, com humildade e responsabilidade, respeitando o ministério da igreja e agindo com voluntariedade e amor.
Prometo dispor-me, a serviço da igreja do Senhor, estabelecendo, como prioridade, em minha vida, cumprir o “ide” do Senhor Jesus Cristo.
Prometo cultivar a virtude do amor, fazendo com que em minhas atuações, em prol da obra de Deus, possa seguir o exemplo sublime, de nosso amado Salvador.
Assim o prometo.